Instituição traz teste de QI a Fortaleza. Avaliação no sábado

Publicado há 4 anos

O teste coletivo será aplicado a partir das 14h por um psicólogo contratado pela organização

A Mensa, organização mundial de pessoas com percentil 98 – número que classifica alguém como de alto QI e de superdotação – realizará testes em Fortaleza no dia 28 de setembro de 2019. Os interessados em averiguar se estão entre os de inteligência privilegiada podem se inscrever para o Dia de Testes por meio do site https://mensa.org.br até quinta-feira, 26. O teste será aplicado a partir das 14h, por um psicólogo contratado pela organização. Caso o participante seja identificado com Alto QI, é convidado a fazer parte da Mensa Brasil.

“A Mensa Brasil possui atualmente 114 membros no Nordeste (6,5% dos membros). Aqui em Fortaleza somos dez membros de um total de 12 no estado do Ceará. Consideramos que esse número é natural, pois o movimento inicial para formalizar o capítulo brasileiro da Mensa começou no Sudeste e a comunidade cresceu a partir de lá”, explica Samy Soares, coordenador da Mensa no Estado.

A instituição, que nasceu em 1946 na Inglaterra, estará em 20 cidades brasileiras aplicando o teste no próximo dia 28. A avaliação custa R$ 98. Atualmente são 1.700 membros da Mensa no País.

Para a psicóloga supervisora da Mensa Priscila Zaia, o teste acaba ajudando a que cada um entenda seu potencial e assim possa ter mais conhecimento para se desenvolver. “Em seguida, (existe) o pertencimento a um grupo especial de pessoas com potencial elevado”, defende Priscila.

Como acontece o teste

O teste tem 1 hora de duração e somente poderá ser realizado por pessoas com idade entre 17 e 63 anos, que tenham, no mínimo, o Ensino Superior incompleto (cursando ou não). Não é necessário preparo prévio. Aa avaliação é “culture fair”, ou seja, independe da língua falada e de conhecimentos específicos do candidato.

“É importante ressaltar que os testes não informam o valor numérico do QI do participante, mas sim se ele está no percentil necessário para atestar se tratar de uma pessoa com superdotação”, esclarece Cadu Fonseca, presidente da Mensa. “Tal medida (percentil) revela qual o QI dela em relação à população em geral”, acrescenta. Segundo o presidente da organização, o QI é a medida da capacidade de processamento cerebral. “É como comparar o cérebro humano ao motor de um carro ou com o poder de processamento de um computador: quanto maior capacidade, mais desempenho pode apresentar em resolução de tarefas”, conclui.

Serviço:

DIA NACIONAL DE TESTES – MENSA BRASIL

Fortaleza

Dia 28 de setembro de 2019, sábado, às 14h

Av. da Universidade, 2431 – Benfica

Inscrições e informações: mensa.org.br

Fonte:  https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2019/09/23/instituicao-traz-teste-de-qi-a-fortaleza—avaliacao-no-sabado.html