Jovens Brilhantes

Participe desta rede exclusiva!

grafismo_jovem

O programa Jovens Brilhantes foi lançado pela Associação Mensa Brasil, braço brasileiro da Mensa, para auxiliar jovens a lidar com condição de alto QI (percentil 98 ou superior, de acordo com as regras da Mensa em todo o mundo).

Para participar, o(a) jovem deve ter a partir de 2 anos e meio e ter feito avaliação de QI válida para entrada (clique aqui para saber quais os testes aprovados pela Mensa).

O projeto possui três frentes de trabalho: Virtual (ambiente para os jovens membros), Presencial (com os pais, inclusive) e Convênios (vantagens obtidas pela Mensa para baratear cursos e outras atividades de interesse de jovens com alto QI).

Temos, atualmente, as seguintes ações em andamento:
1 – Espaço de debate para os pais na plataforma Telegram e que conta hoje com dois voluntários técnicos (que são psicólogos);
2 – Reunião mensal de pais via Google Meet;
3 – Preparatório para olimpíadas de matemática que acontecem via Google Meet e com apoio do Google Classroom, temos 3 turmas rodando aos sábados com 3 voluntários, sendo 2 deles medalhistas em sua época de escola.

Além disso, estamos trabalhando em novas parcerias e novas ações baseadas no interesse dos membros do programa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5% da população possui superdotação/altas habilidades. Aplicando esse número à população escolar, teríamos cerca de 2,4 milhões de crianças com SD/AH no Brasil. Mas de cordo com os dados do Censo Escolar 2020, há apenas 24.424 estudantes com perfil de altas habilidades/superdotação matriculados na educação especial.

OMS: Número de potenciais alunos SD/AH

2,4 milhões de potenciais alunos SD/AH

INEP (2020): Número de alunos atendidos

24.424 alunos atendidos