Características Emocionais

CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS DOS SUPERDOTADOS

 

Yolanda Benita (2007) elenca algumas características emocionais dos comportamentos dos superdotados e a Webb (1993) traz alguns atributos que são comuns entre eles, sugerindo que estes indivíduos experienciam mais frequentemente problemas de ordem social e emocional (atenção, não confundir problemas de ordem social e emocional com DIFICULDADES de ordem social e emocional que já podem representar algum tipo de transtorno do tipo TDAH, TODO ou Asperger).

Segundo ele Webb (1993), a combinação de algumas das características a seguir é que podem resultar num padrão problemático de comportamento: – Dificuldades na escolha dos pares sociais; – Hipersensibilidade; – Dificuldade de se adaptar à forma de pensar dos demais; – Arguidor (discutidor);- Pouco cooperativo (não gosta de delegar, nem de ser delegado); – Resistente à autoridade (lembrando que todo padrão problemático de comportamento deve ser trabalhado em terapia e o terapeuta deverá saber diferenciar o que representa um padrão problemático de comportamento de dificuldades reais de comportamento que podem representar algum tipo de transtorno do comportamento ou desenvolvimento).

A ideia de perfeição absoluta, de sucesso incondicional dos superdotados, reforça os modelos de Einsteins e Newtons. Porém, em relação à escolha profissional existe uma pressão, para que sigam determinadas carreiras mais valorizadas socialmente. Segundo Colangelo (1991), estas pressões podem dificultar a este aluno a “seguir o seu coração” na escolha profissional, podendo surgir oposição da própria família, que não deseja ver o filho desperdiçar o talento em áreas tidas como de menor prestígio.

Ourofino (2005) faz referências a esta questão ao observar que características – como alto nível de energia, menor necessidade de sono, devaneio criativo e elevada excitabilidade – são equivocadamente avaliadas como sendo déficit de atenção e hiperatividade, obscurecendo características positivas relacionadas a superdotação.

Nem todos os indivíduos superdotados apresentam as mesmas características de desenvolvimento e comportamento, mas, embora apresentem um perfil heterogêneo, algumas características são evidenciadas. 

Winner (1998) destaca algumas delas: preferência por novos arranjos visuais; desenvolvimento físico precoce (sentar, engatinhar e caminhar); maior tempo de atenção e vigilância, reconhecendo desde cedo seus cuidadores; precocidade na aquisição da linguagem e conhecimento verbal; curiosidade intelectual, com elaboração de perguntas em nível mais avançado e persistência para alcançar a informação desejada; aprendizagem rápida com instrução mínima ; Super-reatividade e sensibilidade; alto nível de energia que pode ser confundido com hipercinesia ou hiperatividade.


Sobre a Autora do texto:
Claudia Hakim

  • Especialista e Pós Graduada em Neurociências e Psicologia Aplicada
    • Advogada, especialista em Direito Educacional
    • Autora do livro : Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Editora Juruá.
    • Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade
    • Palestrante e professora na área da Superdotação, Dupla Excepcionalidade e Direito Educacional.
    • Autora do blog “Mãe de Crianças Superdotadas” : http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/
    • Proprietária e criadora do grupo no Facebook : “Asperger (TEA) e Superdotação” : https://www.facebook.com/groups/1579068685680488/
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